segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Lombo no Creme de Leite e Limão


INGREDIENTES:

- 1 peça de lombo de porco limpa (+/- 1,5 kg)
- gengibre ralado a gosto
- 1 talo de capim limão (é o mesmo que erva cidreira, parece capim) picado
- suco de 1 limão
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco
- 2 dentes de alho amassados
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 5 colheres (sopa) de azeite
- 1 1/2 litro de creme de leite fresco
- 1 colher de sopa de amido de milho, dissolvido em meio copo de água.

MODO DE FAZER:


1- Numa tigela coloque 1 peça de lombo de porco limpa (+/- 1,5 kg), gengibre ralado a gosto, 1 talo de capim limão picado, suco de 1 limão, a xícara (chá) de vinho branco, 2 dentes de alho amassados, sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe marinando por +/- 12 horas. Vire de tempo em tempo. (O meu ficou marinando por 2 dias)

2 - Depois deste tempo, retire o lombo da marinada, com as mãos limpe-o, tirando todo o capim reserve. Coe a marinada e reserve. (O que sobrou na peneira, pode jogar fora)

3- Numa panela de pressão coloque 5 colheres (sopa) de azeite e o lombo (sem a marinada). Doure todos os lados da carne (tem que ficar bem douradinho). Adicione o creme de leite fresco e a marinada coada (reservada) e tampe a panela. Quando pegar pressão conte 40 minutos. Retire a pressão, abra a panela, retire o lombo e coloque numa travessa. Reserve

4- O molho que sobrou na panela de pressão, leve ao fogo novamente. Quando começar a ferver, desligue o fogo e despeje a mistura de amido. Mexa bem até incorporar. Quando ficar um creme, despeje sobre o lombo e sirva!

Nenhum comentário: