quinta-feira, 22 de março de 2012

X-tudo de forno



Ingredientes
Molho especial
1 xícara (chá) de maionese
1 xícara (chá) de catchup picante
1/4 xícara (chá) de mostarda
1 colher (sopa) de pepino em conserva cortado em cubinhos
2 colheres (sopa) de cebola bem picadinha
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1 colher (sopa rasa) de açúcar
Sal a gosto
Massa
2 ovos
500ml de leite morno
250ml de óleo
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (café) de sal
30g de fermento fresco
500g de farinha de trigo
Recheio
12 hambúrgueres
1 xícara (chá) de milho escorrido
1 xícara (chá) de ervilha fresca
200g de presunto fatiado
200g de muçarela fatiada
1 tomate cortado em rodelas
Gergelim branco para polvilhar
Preparo
Numa tigela, coloque maionese, catchup, mostarda, pepino, cebola, vinagre de maçã, açúcar e sal, misture bem e leve para a geladeira por cerca de 2 horas para apurar os sabores. Num liquidificador, coloque os ovos, o leite, óleo, açúcar, sal, fermento e bata até ficar uma mistura homogênea. Transfira a mistura para uma tigela e, com a ajuda de uma peneira, vá peneirando a farinha e misturando tudo com um batedor de arame.
Num refratário retangular (35cm X 25cm) untado e enfarinhado, coloque metade da massa (reservada acima) e faça camadas na seguinte ordem:
-6 hambúrgueres
-Metade do molho especial
-1 xícara (chá) de milho escorrido
-1 xícara (chá) de ervilha fresca
-200g de presunto fatiado
-200g de muçarela fatiada
-6 hambúrgueres
-A outra metade do molho especial
-Rodelas de 1 tomate
Cubra com a outra metade da massa e salpique gergelim branco. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 1 hora. Retire do forno e sirva em seguida.
Foto: Daniela Meira/Mais Você
Postado por Luciane Bemfica

Alfajor



Ingredientes
Massa
· 250g de pão preto triturado (ou ralado)
· 90g de chocolate meio amargo derretido
· 15g de manteiga
· 1 colher (sopa) de rum
Recheio
· 10ml de água
· 50g de açúcar
· 25g de amêndoa sem pele
· 25g de avelã sem pele
· 150g de chocolate meio amargo picado
· 50 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
· 300g chocolate meio amargo para banhar
Modo de preparo
Massa:
Em uma vasilha, coloque 250g de pão preto triturado (ou ralado), 90g de chocolate meio amargo derretido, 15g de manteiga, 1 colher (sopa) de rum e misture para formar uma massa.
Abra a massa entre dois sacos plásticos até uma altura de 0,3 cm e corte discos com um aro de 6,5 cm de diâmetro. Reserve.
Recheio:
Em uma panela, coloque 10ml de água, 50g de açúcar e leve ao fogo alto até ferver. Acrescente 25g de amêndoa sem pele, 25g de avelã sem pele e misture bem. Retire a panela do fogo e continue mexendo até que as amêndoas e avelãs fiquem esbranquiçadas.
Leve de volta ao fogo e deixe derreter o açúcar que cristalizou. Quando os frutos secos estiverem cristalizados e começarem a estalar, espalhe-os em uma assadeira untada com óleo e deixe esfriar.
Transfira o crocante obtido para o processador e triture até obter um pó fino. Misture este pó obtido com 150g de chocolate meio amargo picado e derreta-o em banho-maria. Deixe esfriar.
Em uma tigela, junte o chocolate derretido com 50ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly. Reserve.
Montagem:
Pegue um disco de massa, coloque 1 colher (sopa cheia) da mousse, e tampe com outro disco de massa. Leve à geladeira para firmar por cerca de 30 minutos.
Banhe os alfajores em chocolate meio amargo derretido, coloque sobre papel manteiga e deixe endurecer. Retire as rebarbas e sirva em seguida.
Foto: Daniela Meira/Mais Você

Bolinho de lentilha



500g de batata60g de lentilha cozida1/2 colher (sopa) de manteiga1 gema1 pitada de cominhosalpimenta biquinhoóleo
Modo de fazer
1. Escorra o caldo da lentilha. Reserve.2. Cozinhe a batata até que fique macia e amasse ainda quente.3. Acrescente a manteiga, a gema e tempere com sal e cominho.4. Junte a lentilha reservadae a pimenta biquinho picada e misture delicadamente.5. Aqueça o óleo.6. Coloque a massa a colheradas no óleo quente.7. Retire e escorra sobre papel-toalha.




Postado por Bete

Pão laminado



Ingredientes
350ml de água
1 colher (sopa) de azeite de oliva
7g de fermento fresco
10g de sal (1 1/2 colher de chá)
560g de farinha de trigo (4 xícaras de chá)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva (para pincelar a massa)




Preparo
Numa tigela, coloque água, azeite de oliva, fermento fresco, sal e farinha de trigo e misture bem. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 2 horas.
Retire o filme plástico e pincele 1 colher de azeite na parte de cima da massa. Com as mãos, sove a massa até incorporar bem o azeite. Cubra com um pano seco e deixe descansar por 10 minutos. Retire o pano e novamente pincele a parte de cima da massa com 1 colher (sopa) de azeite, e sove-a até incorporar bem o azeite na massa. Deixe descansar por 10 minutos. Repita este procedimento mais uma vez (de pincelar azeite e sovar) e aguarde mais 30 minutos, deixando coberto com um pano. Divida a massa em 6 partes iguais (150g cada uma), faça bolinhas, cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos até dobrar de volume.
Depois deste tempo, em uma superfície e com um rolo, abra bem cada bola de massa até que fiquem bem fininhas. Transfira cada massa para o fundo de uma assadeira do tamanho que tiver (o tamanho do fundo da assadeira vai determinar o tamanho do pão laminado). Passe levemente 1 fio de azeite na superfície da massa e polvilhe o sabor que desejar: sal grosso, gergelim, páprica, alecrim, queijo parmesão ralado ou outra erva que desejar.
Leve a assadeira ao forno médio preaquecido a 200C por 10 a 15 minutos (ou até que a massa fique levemente dourada).
Foto: Daniela Meira/Mais Você