domingo, 17 de abril de 2011

Couve-flor Gratinada Light






Antes do passo-a-passo da receita, preciso dizer que o creme branco foi feito misturando: creme de ricota (Tirolez), um tiquinho de mostarda dijon (c/ grãos), sal, pimenta branca, noz-moscada e leite para deixar mais ralinho. Pode ser utilizado o creme branco tradicional, ou creme de leite temperado da mesma maneira. Usei cerca de 1/3 de uma couve-flor, 3 filés de frango grandes cortados em cubos, 4 fatias de peito de peru, 2 de queijo prato light e meia xícara de ervilhas frescas cozidas (essa quantidade serve 4 pessoas).


Fonte: site panelaterapia

Bolo de mandioca com recheio de requeijão


3 ovos (separados as gemas das claras) 1 kg de mandioca ralada (passei no processador) e crua 1 xícara de açúcar + 2 colheres de sopa 1 vidro pequeno de leite de côco (250 ml) 5 colheres de sopa de côco ralado (usei fresco, mas pode ser seco) 2 colheres de sopa de manteiga 1 pitada de sal 1 copo de requeijão cremoso de copo (ou 1 copo e ½ se gostar de muito recheio, eu fiz assim) Não use light

Comece tirando os ingredientes da geladeira meia hora antes de começar, no mínimo. Pré-aqueça o forno a 180º C. Junte em uma tigela, as gemas coadas, a mandioca ralada, o açúcar, o leite de côco, o côco ralado e a manteiga. Misture bem e reserve. Bata as claras em neve com a pitada de sal. Quando já estiver quase no ponto, inclua as 2 colheres de sopa de açúcar. Agregue as claras em neve de 3 vezes a massa reservada. Unte e esfarinhe duas formas de pão. Coloque a massa, o requeijão e a massa por cima. Leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos em 180ºC, depois por 10 ou 15 minutos em 250º ou até dourar. O teste do palito pode ser utilizado, que deverá sair seco, mas observe que sairá um pouquinho úmido e com requeijão. Observe o tempo, meu fogão é de 6 bocas, conseqüentemente, o tempo pode mudar se for de 4 bocas, ou até de forno para forno. Achei o tempo longo, pois nunca tinha feito bolo de mandioca, mas como é um bolo sem farinha e fermento pode levar mais tempo. Foi mesmo 1 hora.

Mousse de Paçoca


3 caixinhas de creme de leite 1/2 lata de leite condensado 1 pacote de gelatina sem sabor dissolvida em 5 colheres de sopa de água 18 paçoquinhas de amendoim

Bata os três primeiros no liquidificador, depois na mão, delicadamente, as paçocas esfareladas. Coloque em uma forma molhada. Guarde umas três paçocas para enfeitar. Leve a geladeira por umas quatro horas e desenforme. Enfeite com as paçocas.

Cuscuz ou pudim de tapioca


Ingredientes 250gr de tapioca em flocos 100gr de coco ralado em flocos 1 1/2 xícara de açúcar 1 pitada de sal 1 vidro (200 mL) de leite de coco 1 litro de leite morno

Modo de fazer Misture todos os ingredientes em uma vasilha, mexa de vez em quando até todo o leite ser absorvido. Coloque em um refratário e leve a geladeira por mais ou menos 4 horas. Na hora de servir coloque por cima coco ralado e leite condensado. Pode ser servido em copinhos individuais. Se quiser para corte reduza o leite para 750 mL.

Mousse Mesclada de desenformar


Ingredientes: 500ml de chantimix Vigor 200gr de chocolate meio amargo 100gr de creme de leite (caixinha) 1 embalagem de pó para mousse de chocolate 70grs preparada conforme as instruções do fabricante - marca Otker ou de sua preferência 1 colher de café de essência de baunilha

Calda: 1/2 caixa de leite condensado 3 colheres de (sopa) de achocolatado 3 colheres de (sopa) de leite Para cobertura: 2 bombons picados para decoração (usei Serenata de Amor)

Modo de fazer: Bata o Chantimix bem gelado e divida-o em duas partes. Numa das partes misture a essência de baunilha e reserve na geladeira.Derreta o chocolate com o creme de leite e deixe esfriar completamente.Bata o pó para mousse de chocolate conformea indicação na caixinha e junte a mistura de chocolate com creme de leite (totalmente fria!), em seguida acrescente a segunda parte do chantimix e misture delicadamente, até incorporar bem. Prepare uma forma de anel central (forma de pudim).Unte-a com óleo de cozinha e molhe-a, desprezando à água, porém sem enxugar.

Montagem: Vá colocando colheradas de chantimix branco, alternando com colheradas de chantimix preparado com chocolate. Dê leves batidinhas na forma, sobre a pia, de forma que a massa se mescle. Faça esse processo até terminar as misturas. Obs. a massa de chocolate fica em maior quantidade. Cubra com filme plástico e leve à geladeira de 1 dia para o outro; e após isso, deixe + 2 horas no congelador antes de desenformar. Para facilitar, coloque a forma sobre uma vasilha com água quente, passe uma faca em torno e vire sobre um prato Para a calda, basta ferver bem os ingredientes, até reduzir um pouco. Utilize completamente fria! Rale ou pique os bombons e polvilhe a mousse.