sexta-feira, 23 de abril de 2010

Hot dog assado


Ingredientes:

1 tablete de fermento de pão

1 colher (chá) de adoçante em pó

1 pote de iogurte

1 ovo

1 xícara (chá) cheia de aveia

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

12 salsichas de frango


Modo de preparo: Dissolva o fermento com adoçante e iogurte. Reserve um pouco de gema para pincelar e adicione o restante do ovo e a aveia ao iogurte. Misture bem e vá adicionando a farinha de trigo até dar ponto. Cubra e deixe descansar por 30 minutos. Faça 12 bolinhas, abra cada uma delas e envolva as salsichas; feche bem e coloque em uma assadeira. Deixe crescer mais 30 minutos. Pincele com a gema reservada e asse em forno médio por cerca de 30 minutos.


Rendimento: 12 porções


Calorias: 240 kcal / cada

Torta de salpicão colorido


Massa

1 pacote de biscoito água e sal integral

100ml de azeite


Recheio

2 latas de atum

1 cenoura ralada

½ beterraba ralada

Meia xícara de salsão picado

½ pimentão verde picado

Sal e pimenta do reino a gosto

1 lata de creme de leite light

Alface picada para decorar Modo de preparo


Massa Em um liquidificador, bata o biscoito até formar uma farofa. Misture bem o azeite e forre o fundo de uma forma de aro removível. Leve ao forno médio 180 °C pré aquecido, por cerca de 15 minutos.


Recheio

Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Cubra a massa e leve á geladeira por cerca de 2 horas. Decore com alface pcada e sirva.

Coma fast food e emagreça mesmo assim

5 dicas que cortam as calorias da sua refeição pela metade

Depois de dar a largada à dieta, o jeito é fugir não só das tentações, mas também das situações sociais onde elas se encontram. Você esquece a cafeteria na esquina do trabalho, deixa para trás as apetitosas refeições rápidas que os restaurantes fast food oferecem e cancela os jantares na sua pizzaria favorita. Por uma semana. Depois disso, a culpa por deixar os amigos no escanteio começa a apertar, as escapadinhas vão se repetindo e, quando percebe, o regime já desceu alçapão abaixo. Pois saiba que tais hábitos não precisam ser totalmente excluídos da sua rotina e nem as delícias têm de sumir do seu cardápio. A responsável pela equipe nutricional do MinhaVida, Roberta Stella, montou 5 dicas que podem ser colocadas em prática nas cafeterias, lanchonetes e pizzarias e provou que é fácil cortar as calorias mesmo nos restaurantes onde isso pareceria completamente inviável.

Faça as escolhas certas e veja o ponteiro da balança descer sem abrir mão de seus prazeres preferidos. A alimentação fora de casa é um hábito inevitável para grande parte da população. Por isso é importante saber adequar o cardápio, sem causar danos à saúde, como o aumento de peso. "Conhecendo os alimentos oferecidos por essas redes de fast food, basta ter disciplina para optar pelas refeições mais saudáveis e não passar vontade", garante a especialista. 1. Nas lanchonetes de sanduíches já é possível encontrar opções saudáveis. Saladas com grelhados e um suco é uma ótima opção. Fuja da batata frita, nuggets e sanduíches, carnes e crispy. Optar pelas saladas faz a quantidade de calorias da refeição despencar, se comparada com a da combinação sanduíche e batata frita.

2. Nas pizzarias, opte por recheios magros, evitando queijos, calabresa, bacon. Para beber, vá de suco natural. Se não resiste a uma bebida alcoólica, opte por uma taça de vinho tinto.

3. Escolha sempre pela menor porção, evitando as porções grandes de acompanhamentos. Na pizzaria, fique com a massa fina e descarte a massa grossa. Com borda recheada, então, é melhor ficar distante.

4. Nas cafeterias, evite os pãezinhos de queijos. Se for irresistível, fique com uma unidade de pão de queijo médio. Outra opção são os salgados assados. Croissant, empadas, massa folhada devem ser evitados. Para economizar mais calorias, o tradicional café expresso com adoçante ou, se preferir, um suco natural.

5. Para a sobremesa, evite os sorvetes, tortas ou bolos. A salada de fruta, além de ser docinha, dá muitos nutrientes ao corpo como vitaminas e minerais. E quase nada de gorduras.

Fuja do frango grelhado e inove no preparo da carne



Ele é um verdadeiro clássico da diet (Começar minha dieta) a. Fonte de proteínas, com baixo teor de gordura e prático de preparar, o frango grelhado é sinônimo de prato magro. Mas, mesmo com esses atributos, muita gente torce o nariz para ele. O problema não está na carne em si, mas no modo de preparo, que acaba enjoando com o tempo ou é visto como sem graça. Mas é fácil entender a razão do frango ser bem vindo em um regime alimentar. Enquanto 100 gramas de carne vermelha crua levam 155 kcal e 5,1 gramas de gorduras, a mesma quantidade de frango possui 119 kcal e 0,23 gramas de gorduras. Mas tem como fugir do frango grelhado e ainda conseguir um prato saudável, sem precisar abolir a ave do cardápio. "Versátil, o frango possibilita refeições práticas e, por isso, é muito utilizado por quem faz dieta", explica a nutricionista Renata Garrido Mendes, do Hospital Nove de Julho.


Por que comer frango
Com elevado teor de aminoácidos (indispensáveis ao crescimento, conservação e reparação dos tecidos) e fonte de vitaminas do complexo B (útil para a formação de hemoglobina), a carne de frango é classificada como alimento saudável por ser pobre em gorduras, quando consumida sem a pele, já que essa pode ser até quatro vezes mais gorda que a própria carne. A seguir, a nutricionista lista diferentes modos de preparo para serem acrescentados ao seu dia a dia e enriquecer o preparo do frango.


Desfiado
Uma alternativa saborosa são os pratos que levam o frango desfiado, como o recheio de panquecas e crepes. Para tornar a refeição ainda mais nutritiva, a dica é apostar em combinações com vegetais, como o espinafre e a escarola. "Vale também optar por acrescentar leite desnatado e margarina light para o prato ficar mais leve", completa. Aprenda a fazer uma panqueca de frango.


Cozido ou ensopado
Outra opção para quem está cansado do frango grelhado é partir para o modo de preparo na panela de pressão. Caso a panela de pressão não seja tentadora por conta da demora do processo, vale apostar no uso do micro-ondas como aliado, garantindo assim uma alimentação saudável. Veja como preparar a receita de filé de frango cozido no micro-ondas.


Assado
Quando nenhuma das opções parece perfeita para substituir o frango grelhado, surge a tentação do frango assado. O cheirinho da carne dourando provoca água na boca só de pensar. Porém, existe aí uma armadilha no prato: a pele, que leva grande quantidade calórica. Enquanto 100 gramas de peito de frango assado, com a pele, somam 162 kcal, a mesma quantidade, sem pele, carrega 150,5 kcal. "Para quem não quer prejudicar a dieta, a dica é retirar a pele, quando for consumir", salienta a nutricionista.


Rolê de frango
Para inovar no preparo do frango, vale apostar no preparo do conhecido bife à rolê, substituindo a carne vermelha pelo frango. Além disso, o preparo permite inovar nos recheios, que podem ser a tradicional combinação de legumes e pimentão e, para quem quiser fugir um pouco do regime, partir para combinações como o bacon e a pimenta. Veja como preparar um rolê de frango.


Ponto para o strogonoff
Dá para variar o tradicional strogonoff de carne pelo de frango. "Fica ainda mais leve com creme de leite e margarina lights", sugere a nutricionista. Aprenda a fazer um strogonoff.

Quero frango grelhado!
Mas, se a ideia é não abolir o frango grelhado do cardápio, a nutricionista Renata Garrido Mendes aconselha usar a imaginação no momento de preparo. "É possível variar os acompanhamentos do prato principal para sair da salada de alface e até apostar em molhos diferentes para deixar o prato mais gostoso", explica. Segundo ela, vale optar pelos molhos branco, de ervas, de limão, de mostarda, de requeijão, entre outros. Experimente o frango grelhado com molho de açaí.

Bolo de laranja e cenoura de microondas

Ingredientes:
500 g de cenoura
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de margarina
½ xícara (chá) de óleo de milho
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de maizena
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 xícara (chá) de ricota fresca
3 colheres (sopa) de margarina

Modo de preparo:
Raspe a cenoura e passe pela centrífuga ou pelo processador de alimentos no ralo fino. Você precisará de 2 xícaras (chá) de polpa. Reserve.Bata as gemas com o açúcar, a margarina e o óleo até obter uma mistura cremosa. Junte a polpa de cenoura e torne a bater. Vá acrescentando a farinha, a maisena e o suco de laranja, sem parar de bater.À parte, bata as claras em neve. Acrescente o fermento à massa e bata mais um pouco. Por último, adicione a clara e mexa delicadamente até misturar tudo muito bem. Despeje numa forma refratária grande com buraco bem untada e coloque no forno de microondas sobre um anteparo (uma forma virada ao contrário serve). Asse em potência média por 20 minutos, ou até perceber que a massa está leve e seca. Deixe descansar por 5 minutos e passe uma faca nas laterais da forma para soltar o bolo. Depois, desenforme-o ainda quente. Reserve.

Junte todos os ingredientes da cobertura numa tigela refratária e aqueça em potência alta por 2 ou 3 minutos, mexendo a cada minuto. Retire do forno e bata com a batedeira em velocidade alta até que o creme comece a encorpar, adquirindo uma consistência de mingau. Deixe na geladeira por alguns minutos e despeje sobre o bolo.

Strogonoff de Atum


Ingredientes

2 colheres (sopa) de cebola ralada

2 colheres (sopa) de azeite

3 tomates (sem pele e sem sementes)

1 embalagem de creme de leite (500ml)

2 latas de atum sólido

½ xícara (chá) de conhaque sal a gosto

1 colher (sopa) de catchup

1 colher (chá) de molho inglês

1 colher (chá) de mostarda


Modo de Preparo

Doure a cebola no azeite. Acrescente o tomate e deixe até desmancharem.Junte o creme de leite e deixe reduzir um pouco. Acrescente o atum, o conhaque e aqueça bem. Junte o sal, o catchup, o molho inglês, a mostarda, misture e sirva.Dica: sirva acompanhado com arroz branco e batata palha.

Bolo de Fubá de Liquidificador


Ingredientes

- 2 copos de fubá

- 1 copo de farinha de trigo

- 1 copo de óleo de milho

- 2 copos de leite

- 1 1/2 copo de açúcar

- 3 ovos

- 1 colher de sopa de fermento químico em pó

Preparo

Bata tudo no liquidificador e, por último, adicione o fermento. Unte e polvilhe uma forma de bolo com buraco no meio. Coloque em forno pré-aquecido e mantenha em forno médio por cerca de 20 minutos.