terça-feira, 29 de junho de 2010

Bombom de Maria-mole


Ingredientes
. 1/2 colher (chá) de óleo para untar

Maria-mole:

. 2 envelopes de gelatina em pó, sem sabor, branca (24g)

. 1 xícara (chá) de água

. 2 xícaras (chá) de açúcar

. 1 colher (chá) de baunilha

Para a cobertura:
. 350 g de chocolate ao leite picado


Modo de preparo
Unte com manteiga uma assadeira de 18 cm x 25,5 cm. Reserve. Maria-mole: Em uma panela, polvilhe a gelatina sobre a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até dissolvê-la completamente (cerca de 5 minutos). Na batedeira, coloque o açúcar, junte a gelatina dissolvida e a baunilha e bata em velocidade alta por aproximadamente 15 minutos, ou até a mistura ficar espessa. Transfira para a assadeira preparada, cubra com filme plástico e leve à geladeira até firmar, aproximadamente 30 minutos. Com uma faca untada com óleo, corte a maria-mole em quadrados de 3cm. Se perceber que está grudando a faca, unte-a novamente.

Cobertura: Derreta o chocolate em banho-maria ou microondas.

Com um garfo espete o quadrado de maria-mole e passe-o pelo chocolate derretido. Bata o garfo na borda da tigela para retirar o excesso. Coloque os quadrados sobre uma assadeira retangular grande forrada com papel-manteiga. Leve à geladeira por aproximadamente 30 minutos, até a cobertura ficar firme. Retire e sirva em temperatura ambiente.

Biscoito crocante de chocolate


Ingredientes
.300 g de chocolate meio amargo em pedaços

.100 g de margarina

.2 colheres (sopa) de aveia em flocos

.100 g de biscoito maisena picado

.50 g de castanha-do-pará picada

.100 g de chocolate branco picado

Modo de preparo
Derrbeta o chocolate meio amargo em banho-maria junto com a margarina e deixe esfriar. Misture a aveia, o biscoito, a castanha-do-pará. Junte o chocolate branco e misture bem. Ponha a mistura sobre uma folha de papel manteiga, moldando-a na forma de um rolo com 35 cm de comprimento. Feche bem as pontas e leve à geladeira no mínimo 2 horas. Corte em rodelas de 1 cm.

Macarrão com tomates recheados de queijo


Ingredientes
. 500g de talharim cozido “al dente”

. 1 ramo de manjericão

. ½ xícara (chá) de azeite

. 2 dentes de alho picados

. 4 tomates maduros e firmes

. 150g de mussarela cortada em cubos

. 150g de queijo branco fresco cortado em cubos

. Folhas de manjericão a gosto

. Sal e pimenta a gosto

. ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado


Modo de preparo
Em uma panela grande, coloque água suficiente para cobrir o talharim, o ramo de manjericão e sal. Quando levantar fervura, cozinhe o talharim “al dente”. Escorra, despreze o ramo de manjericão e coloque o macarrão em uma travessa. Em uma panela, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite e doure o alho. Envolva o macarrão no azeite com o alho e reserve, mantendo-o aquecido. Corte os tomates ao meio, retire as sementes e coloque-os virados para baixo, sobre papel toalha, para escorrer o excesso de água. Em uma tigela, misture os cubos de mussarela e queijo branco e as folhas de manjericão. Recheie os tomates, coloque-os em uma assadeira. Polvilhe o sal a pimenta, o queijo ralado e regue com o restante do azeite. Leve ao forno pré aquecido a 200°C e deixe assar até derreter totalmente os queijos e os tomates murcharem um pouco. Em uma travessa, acomode o talharim e os tomates. Sirva em seguida.


Dica:Substitua o queijo branco por mussarela de búfala.