quarta-feira, 14 de março de 2012

Panquecão


Para a massa:

meia xícara de leite

3/4 xícara de farinha de trigo

1/4 xícara de óleo

1 colher (café) de sal

2 ovos

1 colher (sopa) de fermento químico

Para o recheio:

1 cebola

2 tomates

3 colheres (sopa) de massa de tomate

200g de queijo picado

manjericão

1 colher (sopa) de farinha de trigo

3 salsichas

1 xícara de caldo de carne

Modo de preparo:

1- Comece fazendo a massa do panquecão. No liquidificador, bata o leite, os ovos, a farinha, o óleo, o sal e o fermento. Coloque a mistura em uma assadeira previamente untada com margarina. Leve ao forno preaquecido (200°) por 15 minutos.

2- Enquanto isso, prepare o recheio. Em uma panela com um pouco de azeite, frite a cebola, acrescente o tomate, as salsichas picadas, a massa de tomate e o caldo de carne. Polvilhe a farinha de trigo por cima de tudo e misture. Ferva até formar um refogado consistente. Com o recheio pronto, acrescente o manjericão e metade do queijo.

3- Desenforme a massa e recheie com o refogado e enrole. Você pode separar um pouco do refogado, colocar um pouco de água quente e cobrir o panquecão com este molho e o restante do queijo. Coloque o panquecão em uma assadeira untada e leve ao forno por mais 15 minutos. Está pronto!

Dica do Anonymus: Coloque tomates cortados em rodelas, cobertos com uma pequena fatia de queijo mussarela na assadeira antes de levar o panquecão ao forno pela segunda vez. O queijo vai derreter e os tomates podem ser servidos como acompanhamento do panquecão. Fica ainda mais gostoso se, por cima do queijo, colocar uma folhinha de manjericão.

por Cássia Zanon

Abacaxi recheado



Foto: Josemar do Carmo



1 xícara e meia de abacaxi picado em cubos
1 xícara e meia de maçã verde picada em cubos
1 xícara de azeitonas verdes picadas
1 xícara e meia de frango cozido e desfiado
1 xícara de cenoura ralada
1 xícara de passas de uva
meia xícara de castanhas do Pará moídas
250g de maionese
meia xícara de iogurte natural
fios de ovos
cerejas

1- Antes de tudo, corte ao meio o abacaxi que será usado na receita. Tire todo o miolo, de forma que as duas partes do abacaxi formem "canoinhas" onde será servida a salada. Reserve.

2- Em um recipiente, misture a maionese e o iogurte natural. Tempere com sal e pimenta moída a gosto. Reserve.

3- Em outro recipiente, agregue o frango, a cenoura, as azeitonas, a maçã, o abacaxi, as castainha e as passas. Misture bem. Em seguida, adicione a mistura de maionese com iogurte. Mexa. Sirva a salada nas metades do abacaxi e enfeito com fios de ovos e cerejas.

Lasanha de Capeleti


500g de capeleti

3 colheres de massa de tomate

1 cebola

2 tomates

meio quilo de carne moída

1 litro de leite

1 colher (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

queijo em fatias

presunto em fatias

100g de queijo ralado


1- Cozinhe o capeleti em água fervente, o suficiente para que ele fique al dente. Escorra a água e reserve.

2- Em uma panela, frite a carne moída em um pouco de azeite. Coloque a cebola previamente picada e em seguida, os tomates picados e a massa de tomate. Adicione 2 colheres de farinha de trigo. Deixe o molho cozinhar.

3- Enquanto isso, bata no liquidificador o leite, a manteiga e o restante da farinha de trigo. Com os ingredientes bem misturados, despeje em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre, até o molho engrossar.

4- Para montar a lasanha, em um refratário que possa ir ao forno, coloque uma camada do molho branco. Por cima, entra metade do capeleti e metade do molho de carne. Faça uma camada de presunto e, por cima, queijo em fatias. Depois, repita cada uma das camadas. Por cima de tudo, queijo ralado.

5- Leve a lasanha ao forno preaquecido (200°) durante 40 minutos, em média. Está pronto!