quinta-feira, 22 de março de 2012

Pão laminado



Ingredientes
350ml de água
1 colher (sopa) de azeite de oliva
7g de fermento fresco
10g de sal (1 1/2 colher de chá)
560g de farinha de trigo (4 xícaras de chá)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva (para pincelar a massa)




Preparo
Numa tigela, coloque água, azeite de oliva, fermento fresco, sal e farinha de trigo e misture bem. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 2 horas.
Retire o filme plástico e pincele 1 colher de azeite na parte de cima da massa. Com as mãos, sove a massa até incorporar bem o azeite. Cubra com um pano seco e deixe descansar por 10 minutos. Retire o pano e novamente pincele a parte de cima da massa com 1 colher (sopa) de azeite, e sove-a até incorporar bem o azeite na massa. Deixe descansar por 10 minutos. Repita este procedimento mais uma vez (de pincelar azeite e sovar) e aguarde mais 30 minutos, deixando coberto com um pano. Divida a massa em 6 partes iguais (150g cada uma), faça bolinhas, cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos até dobrar de volume.
Depois deste tempo, em uma superfície e com um rolo, abra bem cada bola de massa até que fiquem bem fininhas. Transfira cada massa para o fundo de uma assadeira do tamanho que tiver (o tamanho do fundo da assadeira vai determinar o tamanho do pão laminado). Passe levemente 1 fio de azeite na superfície da massa e polvilhe o sabor que desejar: sal grosso, gergelim, páprica, alecrim, queijo parmesão ralado ou outra erva que desejar.
Leve a assadeira ao forno médio preaquecido a 200C por 10 a 15 minutos (ou até que a massa fique levemente dourada).
Foto: Daniela Meira/Mais Você

Nenhum comentário: