domingo, 20 de março de 2011

pão com frios


Ingredientes:
8 xícaras de (chá) de farinha de trigo de boa qualidade
1 colher de (chá) de sal
1 xícara de (chá) de açúcar
4 colheres de (sopa) de margarina
45 gr de fermento fresco
2 ovos
1 1/2 xícara (chá) de água morna
300 gr de mandioquinha cozida e passada pela peneira.


Modo de preparo:
Em um recipiente de plástico, dissolva o fermento com o sal e o açúcar. Adicione a água, a mandioquinha cozida, os ovos e a margarina.
Misture tudo muito bem e vá colocando a farinha de trigo aos poucos até a massa soltar das mãos. Modele os pães a seu gosto (exemplo: assadeira para pão de forma, assadeiracom furo no meio, ou tranças na largura de +/- 8 cm .e altura de 2 cm, ou corte-os com um copo americano).
Deixe-os crescer até dobrarem de volume. Antes de colocá-los para assar, retire um pedaço da massa mais ou menos no tamanho de uma bolinha de gude e coloque em 1/2 copo de água, quando a bolinha de massa estiver na superfície do copo ou seja subir, os pães estão na hora de assar. Pré-aqueça o forno, enquanto isso passe clara de ovos por cima de cada pão, polvilhe com gergelim branco ou preto e coloque os pães no forno.
O tempo de retirá-los depende do tamanho que você fazê-los, mas em média de 35 a 40 minutos.
Podem ser recheados com frios, ou salaminho com alface, copa, queijos branco, patês diversos ou presuntos. Eles podem ser recheados também com geléias (damasco, framboesa, laranja, goiaba etc).

Nenhum comentário: