sábado, 30 de março de 2013

Refogado delicioso de PTS


1 punhado (mão cheia) de PTS da grande
1 cebola grande
1 colher de sobremesa de alho triturado
1 colher de sopa de azeite
1 tira fina de pimentão verde picado
1 tira fina de pimentão vermelho picado
1 tira fina de pimentão amarelo picado
5 tomates pelados e sem sementes
Azeitonas pretas picadas e sem caroço
Vegetais cozidos a gosto (dessa vez eu usei ervilha de caixinha e champignon, que era o que tinha na dispensa, mas dá para fazer com brócolis, cenoura, vagem, couve flor e o que mais você gostar).
O mais difícil está em hidratar e temperar a PTS. Assim, lembre-se que ela não pode ficar encharcada, molenga, que perde toda a textura.
Ferva 1 litro de água com Shoyo e um tablete de caldo de legumes. Quando ferver, desligue o fogo e coloque a PTS. Deixe ela lá por uns 15 minutos, até dobrar de tamanho. Escorra a água e deixe esfriar. Quando estiver frio, esprema a PTS com as mãos, para tirar todo o excesso da água. Pique a PTS em pedaços pequenos. Isso evita que, com o cozimento, ela volte a inchar.
Pique uma parte da cebola em cubinhos e reserve. O restante, pique em pétalas.
Refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione a PTS, os pimentões, as azeitonas, a cebola, os vegetais e os tomates, picados em cubos grandes. Acerte o sal (eu geralmente faço isso com o Shoyo, que além de salgar e dar sabor, deixa a PTS com mais cara de “carne”) e deixe reduzir por uns 10 minutos

Nenhum comentário: