domingo, 1 de junho de 2014

brigadeiro de bolo de cenoura

Ingredientes
Bolo:
1 embalagem de Mistura para Bolo de Cenoura (450 g)
- ¾ de xícara (chá) de leite (150 ml)
- ½ xícara (chá) de óleo de soja (100 ml)
- 3 ovos (180 g)
- 5 colheres (sopa) de leite condensado
Brigadeiro:
- 2 latas de leite condensado (790 g)
- 2 colheres (sopa) de manteiga (30 g)
- 6 colheres (sopa) de chocolate em pó (36 g)
- 200 g de chocolate granulado
Preparo
Comece preparando o bolo: em uma vasilha, junte a mistura para bolo, o leite, o óleo e os ovos. Misture com um batedor de arame (fouet) até obter uma massa homogênea.
Transfira a massa para uma forma retangular (23 x 33 cm), untada e enfarinhada, e leve ao forno pré-aquecido, a 180 ºC, por 30 minutos, ou até que, ao espetar um palito na massa, ele saia seco.
Desenforme o bolo ainda morno, deixe esfriar e corte em pedaços. Em uma vasilha grande, despedace as fatias de bolo com as pontas dos dedos e junte o leite condensado. Mexa bem para que todo o bolo fique umedecido.
Pegue porções do bolo e compacte-as com os dedos e as palmas das mãos, formando bolinhas de cerca de 3 cm de diâmetro (se necessário, para facilitar a modelagem das bolinhas, acrescente mais leite condensado à massa). Reserve.
Prepare o brigadeiro levando à panela o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até obter ponto de brigadeiro (quando o doce começar a soltar do fundo da panela).
Transfira o brigadeiro para um prato ligeiramente untado com manteiga e deixe esfriar.
Unte as mãos com um pouco de manteiga e abra uma porção de brigadeiro em uma das palmas. Disponha uma bolinha de bolo no centro do brigadeiro e feche-o de modo a envolver todo o bolo.
Passe o brigadeiro recheado no chocolate granulado e disponha-o em uma forminha para brigadeiro. Repita o procedimento com o restante do bolo e do brigadeiro.
Rendimento: 30 a 35 brigadeiros

Nenhum comentário: