sábado, 7 de abril de 2012

Rocambole Califórnia


50g DE BACON
1 TABLETE DE CALDO DE CARNE
2 COLHERES (SOPA) DE VINAGRE
1 QUILO DE CARNE MOÍDA
2 GEMAS
1 COLHER (SOPA) DE FARINHA DE TRIGO
UM PEDAÇO DE FILME PLÁSTICO
4 FIGOS EM CALDA
2 RODELAS DE ABACAXI EM CALDA
2 PÊSSEGOS EM CALDA
1 XÍCARA DE CEREJA EM CALDA
1 XÍCARA DE PASSAS DE UVA

1 - Comece refogando em uma panela o bacon bem picado com o tablete de caldo de carne e o vinagre. O tempo suficiente de dissolver o tablete de caldo. Desligue o fogo.
2 - Agora, numa vasilha, misture a carne moída com as gemas, a farinha e com o refogado de bacon. Tempere com sal, uma colher das de chá é o suficiente. Misture tudo com as mãos até obter uma massa homogênea.
3 - Abra um pedaço de filme plástico em cima da mesa ou de uma tábua. Arrume a massa de carne ali em cima e abra bem. A medida é deixar tudo bem fininho, dois palmos de largura por um palmo de comprimento.
4 - Pique as frutas, menos as cerejas e as passas. Misture tudo. Se não tuver alguma, substitua. Uma compota de salada de frutas vai bem também. Arrume as frutas em cima da carne estendida e, com a ajuda do filme plástico, enrole a carne como um rocambole. Retire o filme e leve o rocambole para uma fôrma retangular previamente untada com óleo.
5 - Agora é forno por 1 hora. Aos 30 minutos acrescente um pouco de água na forma e regue o rocambole com o caldo que se formou. Pode repetir a operação mais de uma vez para deixar o rocambole bem dourado com o caldo das frutas.
6 - Quando estiver assado, retire do forno e deixe esfriar uns minutos. Arrume-o em uma travessa e enfeite com frutas. Você pode fazer render o molho levando a fôrma para o fogão e, com água, soltar o fundo que se formou. Sirva o molho com um arroz com ervilhas, por exemplo.

Nenhum comentário: