segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sopa no Pão Italiano


Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de Margarina
  • 2 alhos-porós em rodelas (somente a parte branca)
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 3 e 1/2 xícaras (chá) de leite frio (700 ml)
  • 1/2 peça de Lombo Defumado
  • noz-moscada recém-moída
  • 4 ramos de salsa lavados e picados
  • 2 pães italianos redondos médios
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

  1. Em uma frigideira grande, derreta 2 colheres (sopa) de margarina e doure o alho-poró em fogo alto
  2. Tempere com sal, pimenta e reserve à parte.
  3. Na mesma frigideira, derreta a margarina restante e doure a farinha de trigo
  4. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre com um batedor de arame para não empelotar
  5. Retire delicadamente a capa que envolve o lombo e corte-o em pequenos cubinhos
  6. Acrescente os cubinhos e o alho-poró ao leite, e cozinhe até que a sopa fique encorpada.
  7. Tempere com noz-moscada, pimenta e sal, se necessário
  8. Retire do fogo, misture a salsa e reserve
  9. Corte uma tampa de cada pão italiano, retire o miolo, preencha com a sopa e polvilhe o queijo ralado
  10. Preaqueça o forno a 180ºC e aqueça a sopa por cerca de 10 minutos ou até que a superfície esteja dourada.

Torta de cachorro quente


Ingredientes:

3 ovos
3/4 de xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de amido de milho
2 xícaras (chá) de leite
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
sal a gosto
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:

1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
pimentão pequeno verde cortado em cubos 4 tomates sem pele e sem sementes picados
sal a gosto
1 colher (sopa) de salsa picada
5 salsichas aferventadas

Modo de Preparo:

No liquidificador bata os ovos, o óleo, o amido de milho, o leite, a farinha de trigo, o queijo ralado, o sal e o fermento.

Recheio:
Em uma panela aqueça o azeite, doure a cebola, refogue o pimentão e acrescente o tomate. Tempere com o sal e deixe cozinhar no fogo brando até o tomate se desmanchar. Polvilhe a salsa. Corte as salsichas ao meio no sentido do cumprimento. Unte com margarina um refratário, ponha metade da massa, espalhe o molho frio e distribua as salsichas. Cubra com restante da massa e leve para assar durante 40 minutos ou até dourar.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

7 maneiras de emagrecer sem passar fome


1 - Aposte no vinagre e enxugue medidas


POR QUE FAZ PERDER PESO – O produto que resulta da fermentação do vinho, de frutas ou cereais está sendo aclamado como agente exterminador de gordura.E isso vale para todos os tipos. A autora do estudo, Carol S. Johnston, professora americana de nutrição na Universidade do Estado do Arizona, vive há dez anos em busca de alimentos com poder de queimar calorias e saciar a fome. Em sua pesquisa, os voluntários que ingeriram, durante quatro semanas, diariamente duas colheres grandes de vinagre, daquelas usadas para servir a comida, perderam em média 1 quilo no período, enquanto o grupo-controle, que consumiu um suco com gosto similar, não emagreceu nada. “O ácido acético, o principal componente do vinagre, é que age na dissolução da gordura, mas sua atuação ainda não
foi totalmente esclarecida”, declarou a especialista em entrevista à BOA FORMA. Uma das hipóteses é que a substância altere o depósito de glicose nos tecidos. Isso evita o aumento da produção de insulina – com o hormônio regularizado, o risco de estocar gordura é menor.

POR QUE DÁ SACIEDADE – “O ácido acético retarda o esvaziamento gástrico, ou seja, a comida fica mais tempo no estômago”, explica Carol. “Quanto mais lenta a digestão, mais demora para a fome aparecer. Sem contar que a substância contribui para reduzir o índice glicêmico dos alimentos, o que também está relacionado à diminuição do apetite.” Mas atenção: não extrapole a dose. O ácido acético é capaz de agredir as mucosas da parede estomacal. Em excesso, pode provocar gastrite ou úlcera. Já nas versões maçã e balsâmico, a acidez é um pouco menor. O que não significa sinal verde para exageros.

2 - Aprecie queijo e vinho e durma bem


POR QUE FAZ PERDER PESO – Não é segredo que os quilos extras às vezes estão relacionados ao estado emocional, caso da ansiedade. “Pesquisadores da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, chegaram à conclusão de que a gordura do queijo ajuda a relaxar, proporcionando uma noite de sono melhor”, conta Tanise Amon, nutricionista clínica do Instituto de Metabolismo e Nutrição, em São Paulo. Quando você dorme bem, o corpo regula os níveis dos hormônios leptina, que dá saciedade, e grelina, que induz a fome. E agora sabe-se que não só os efeitos etílicos do vinho (uma taça só!) afastam a insônia. Essa ebida, descobriram cientistas da Universidade de Milão, na Itália, produz a mesma benesse. É que ela contém melatonina, hormônio que também é produzido pela glândula pineal, no cérebro, para regular o sono.

POR QUE DÁ SACIEDADE – “A gordura do queijo retarda o esvaziamento gástrico, proporcionando saciedade prolongada”, explica Tanise. “Daí, o cérebro envia comandos de sono identificando que a barriga está cheia.” Bastam – olha lá – duas fatias finas de qualquer tipo.

3 - Vá de amido resistente no café da manhã e no almoço


POR QUE FAZ PERDER PESO – Esse carboidrato complexo está no pão e no macarrão integrais, na cevada, na banana (principalmente a verde), na batata, no feijão-branco, na lentilha e até na pipoca. Ele age como uma fibra, mas tem a vantagem de retardar ainda mais o esvaziamento do estômago e a absorção de glicose. Um estudo da University of Surrey e do Imperial College London, ambos na Inglaterra, mostra que o consumo de 48 gramas de amido resistente corta a resposta de insulina após as refeições, o que ajuda a gerenciar o peso, conta Daniela Jobst, nutricionista funcional de São Paulo. A quantidade diária recomendada equivale a um pãozinho integral (o amido se concentra na casca), uma batata pequena ou um pegador de macarrão integral.

POR QUE DÁ SACIEDADE – “O amido resistente é liberado lentamente, o que retarda a digestão e dá saciedade por mais tempo. Ingerido no café da manhã e no almoço, reduz em 10% as calorias consumidas nas próximas 24 horas”, diz Daniela. Dicas para aumentar a concentração do amido resistente: dê um banho de água fria na massa logo após o cozimento. No caso da batata, o carboidrato torna-se mais eficiente no processo de congelamento logo após o preparo. O mesmo acontece com o descongelamento do tubérculo. O choque térmico torna o amido ainda mais resistente, o que colabora para o corpo absorver menos carboidratos. A nutricionista Thaís Arthur, do Hospital das Clínicas de São Paulo, assina embaixo: “Outro ponto a favor do amido resistente é que, assim como os carboidratos integrais, aumenta a sensação de saciedade”

4 - Ponha cúrcuma no prato


POR QUE FAZ PERDER PESO – A curcumina, pigmento que dá a cor amarelada à cúrcuma (condimento muito utilizado na culinária indiana), tem ação anti-inflamatória. Assim, seu poder de fogo contra a gordura corporal é considerável. Prova disso está em um estudo do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Segundo a pesquisa, a ingestão insuficiente de compostos bioativos presentes nos vegetais e na curcumina contribui para o consumo extra de calorias e de gorduras totais e saturadas.

POR QUE DÁ SACIEDADE – Andréia Naves, diretora da VP Consultoria Nutricional, aponta outra razão para incluir a cúrcuma, fácil de encontrar em qualquer supermercado, em suas receitas: o processo inflamatório leva à compulsão alimentar. “Então, recorrer ao tempero diminui os episódios de gula e fica mais difícil ultrapassar o limite calórico diário.” Ela recomenda polvilhar uma colher de café ao final da preparação do alimento nas principais refeições. O arroz, além de ganhar um gostinho especial, fica lindo!

5 - Coma frutas vermelhas


POR QUE FAZEM PERDER PESO – A gordura corporal, já se sabe, é um processo inflamatório. A boa notícia é que dá para combatê-la com prazer. As armas, que delícia, são as frutas vermelhas, como morango, cereja, amora, framboesa, açaí e ameixa vermelha. “Elas ajudam a reduzir a gordura total e a abdominal”, diz Patricia Davidson Haiat, nutricionista funcional no Rio de Janeiro. Duas pesquisas recentes, publicadas nas revistas americanas Journal of Nutrition e Journal of Medicinal Food, mostraram que o consumo de cerejas e blueberries atenua a inflamação do organismo. O mérito é todo das antocianinas, pigmentos arroxeados visíveis na casca. Além das propriedades antioxidantes, esses compostos eliminam o excesso de gordura no sangue. Como bônus, as artérias ficam
tinindo. O coração e o cérebro agradecem.

POR QUE DÃO SACIEDADE – As frutas vermelhas são ricas em fibras solúveis, principalmente pectina. Elas absorvem boa quantidade de água e formam uma espécie de gel, permanecendo mais tempo no estômago. E aí o hipotálamo, estrutura do cérebro que, entre outras funções, controla o apetite, recebe a seguinte mensagem: chega de comida

6 - Corte carboidrato à noite


POR QUE FAZ PERDER PESO – Ok,a recomendação é controversa, mas agora ganhou o aval de uma pesquisa conduzida por especialistas de respeitáveis centros de pesquisa americanos. O National Weight Control Registry, fundado por médicos do Brown Alpert Medical School, do The Miriam Hospital e do The Weight Control & Diabetes Research Center, estudou mais de cinco mil pessoas que perderam, em média, 30 quilos em 5 anos, e não voltaram a engordar nesse período. Em comum, grande parte dos novos magros adotou uma dieta pobre em gorduras e rica em carboidratos. Esse grupo de nutrientes, no entanto, foi banido após as 5 da tarde. No lugar de pão, arroz, batata ou cereais, entraram peixes, carnes magras, frutas, vegetais e laticínios.

POR QUE DÁ SACIEDADE – “Restringir carboidrato,sobretudo à noite, quando o metabolismo desacelera, ajuda a controlar os níveis de insulina”, concorda Fernanda Frare Zanetti, nutricionista de São Paulo. Não custa repetir que o carboidrato é metabolizado em glicose e isso estimula o pâncreas a liberar insulina para o sangue, o que favorece o depósito de gordura nas células. A expert, porém, faz uma ressalva: “Ninguém precisa ser radical. À noite, apenas substituir alimentos de alto índice glicêmico por outros com baixo teor já ajuda a enxugar gordurinhas”. Veja algumas trocas espertas: em vez da sopa de feijão, tome sopa de tomate; no lugar do purê de batata, vá de salada de lentilha; e substitua a melancia por maçã ou pera. Entre os que conseguiram perder (e manter) o peso, 75% sobem na balança pelo menos uma vez na semana. Essa monitoração, de acordo com os especialistas, funciona como um sistema de alarme. “E aí, quando o ponteiro começa a subir, dá para corrigir a tempo o desvio de rota alimentar que estava levando ao aumento de peso”, endossa Fernanda Zanetti.

7 - Adote castanhas, quinua e soja

POR QUE FAZEM PERDER PESO – Um estudo recente, liderado por cientistas americanos da Universidade do Texas A & M e financiado pela American Heart Association, comprova: esses alimentos podem favorecer a queima de gordura corporal. Falta elucidar os mecanismos por trás desse efeito antiobesidade, mas já se sabe que a arginina tem papel substancial nessa história conforme trabalho americano publicado no Journal of Nutrition. A hipótese é que a argenina,
matéria-prima para a produção do hormônio masculino testosterona e presente nesses alimentos, contribua para o aumento da massa muscular. E, como você sabe, quanto mais músculos, mais energia o organismo despende para mantê-los, aumentando a queima calórica. Os estudos ainda são pré-clínicos, isto é, foram feitos com cobaias, mas já animam os especialistas.

POR QUE DÃO SACIEDADE – Castanhas em geral fornecem gorduras monoinsaturadas, conhecidas por aplacar o apetite, entre outros benefícios. Como elas evitam os picos de açúcar circulante, a produção de insulina – sempre ela! – se mantém estável. “Com esse hormônio sob controle, o processo digestivo torna-se mais lento. Isso afasta o efeito rebote da digestão rápida, que faz a fome voltar num piscar de olhos”, explica Michele Trindade, nutricionista de São Paulo. Quanto à quinua e à soja, o segredo da saciedade, para além das fibras, atende pelo nome de proteína de alto valor biológico. “Esse nutriente dá mais trabalho para ser digerido”, completa a nutricionista. Quanto consumir de cada um desses itens por dia? “Recomendo três castanhas-do-pará ou quatro colheres de sopa de quinua ou duas colheres de sopa de soja”, indica Daniela Jobst.

Torta de batata e carne moída


Ingredientes

· 500 g de batatas
· 3 colheres (sopa) de azeite
· 1 cebola picada
· 500 g de carne moída
· Sal e pimenta a gosto
· Salsa picada a gosto
· 2 ovos
· 50 g de queijo parmesão ralado
· 1/4 de xícara (chá) de azeitonas picadas
· 1 colher (sopa) de margarina

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Junte a carne e refogue até secar o líquido. Tempere com o sal, a pimenta e a salsa. Lave e descasque as batatas. Corte em rodelas finas e cozinhe na água fervente com sal por 4 minutos. Escorra. Forre com papel manteiga uma fôrma de 18 cm de diâmetro com fundo removível.

Com as rodelas de batata, forre as laterais e o fundo da fôrma. Reserve algumas para cobrir. Bata ligeiramente os ovos, misture na carne moída junto com o queijo ralado e a azeitona. Recheie a torta, cubra com o restante das rodelas de batata, espalhe por cima a margarina e leve ao forno preaquecido a 200ºC durante 50 minutos ou até dourar. Deserforme ainda quente e sirva.

Dica: Misture no refogado de carne, alguma verdura, como escarola ou brócolis aferventados e picados.

Bolo de manga


Ingredientes

Rende 10 porções

1 manga grande cortada em pedaços
1/2 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de óleo
5 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó


Modo de Preparo

Bata no liquidificador a manga, o leite, o óleo e os ovos. Transfira para uma vasilha e acrescente o açúcar, a farinha, o fermento e misture bem. Despeje em uma fôrma untada e enfarinhada e asse em forno médio pré-aquecido. Desenforme e sirva com fatias de manga.

Quindim


Ingredientes

Rende 15 unidades

• 2 vidros de leite de coco de 200 ml
• 3 xícaras (chá) de açúcar
• 120 g de margarina derretida
• 100 g de coco ralado
• 16 gemas peneiradas

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes e coloque em fôrmas próprias para quindins, untadas com margarina e polvilhadas com açúcar. Asse em banho-maria por 45 minutos. Desenforme e coloque em forminhas de papel.

Pão recheado


Ingredientes

Rende: 12 porções

Massa:
• 1 tablete de fermento biológico
• 1 colher (sopa) de açúcar
• 1 xícara (chá) de leite morno
• 1/ 2 xícara (chá) de margarina
• 1/ 2 lata de molho de tomate
• 1 colher (chá) de sal
• 3 1/ 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Recheio:
• 1/ 2 lata de molho de tomate
• 1 lata de atum em água
• 4 colheres (sopa) de cebolinha picada
• 1 xícara (chá) de queijo fresco ralado no ralo grosso
• Margarina para untar e farinha de trigo para enfarinhar

Modo de Preparo

Massa: Em uma tigela grande, misture o fermento e o açúcar até que forme um substância líqüida. Junte o leite morno, a margarina e o molho de tomate. Acrescente o sal, a farinha e sove até que a massa fique homogênea. Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Unte e enfarinhe uma fôrma de furo central média (24 cm de diâmetro).

Recheio: Em uma tigela média, misture o molho de tomate, o atum, a cebolinha e o queijo. Reserve. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada, com o auxílio de um rolo, até obter um retângulo (48 x 30 cm). Espalhe o recheio reservado e enrole como rocambole. Corte em 8 fatias e coloque-as na fôrma, lado a lado, com uma das laterais do recheio para cima. Leve o pão ao forno, em temperatura média (180°C), por 40 minutos.

Sugestão: Para obter uma cor mais intensa, pincele o pão com molho de tomate, antes de levá-lo ao forno.

Rolinho de frango


Ingredientes

Rende: 4 porções

4 filés de frango
4 fatias de presunto
1 chícara (chá) de queijo prato passado no ralo fino
1/4 de c (chá) de queijo prato passado no ralo grosso
3/4 de c (chá) de pão torrado e moído
2 ovos ligeiramente batidos
1/3 c (chá) de manteiga
1 (sopa) de óleo

MODO DE PREPARO

Bata cada filé de frango com o batedor até obter uma espessura uniforme. Corte as fatias de presunto ao meio e coloque 2 metades dentro de cada filé. Espalhe 3 colheres (sopa) de queijo prato ralado fino. Enrole os filés de frango com cuidado e prenda cada rolinho com um palito. Misture o queijo ralado restante com o pão moído. Passe cada rolinho nos ovos batidos e, em seguida, no pão moído. Reserve. Derreta a manteiga em uma frigideira e acrescente o óleo. Doure os rolinhos de todos os lados e abaixe o fogo. Frite-os por 15 minutos ou até que fiquem bem cozidos. Escorra os rolinhos, retire cuidadosamente os palitos e polvilhe com um pouco de queijo prato ralado grosso. Disponha o frango em um refratário untado e leve ao forno médio pré-aquecido.