segunda-feira, 23 de junho de 2014

Pastel choclo chileno

Ingredientes:
RECHEIO
meia xícara (chá) de margarina
1 cebola grande cortada em cubos pequenos
1 quilo de peito de frango cortado em cubos pequenos
meia colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
100 g de uva-passa preta sem sementes
10 azeitonas pretas picadas
MASSA
900 g de milho verde
1 colher (chá) de sal
meia xícara (chá) de leite desnatado
3 colheres (sopa) de margarina
Para untar:
Margarina
Modo de preparo:
1- Unte um refratário oval médio (34 x 23 cm) e reserve.
2- Em uma panela grande, aqueça a margarina e doure a cebola. Junte o frango, o cominho e o sal. Cozinhe em fogo médio com a panela destampada, mexendo às vezes, até o frango estar cozido e começar a dourar.
3- Junte o cheiro-verde, a uva-passa e as azeitonas. Tire do fogo e coloque no refratário reservado. Reserve.
4- Preaqueça o forno em temperatura média (180°C).
MASSA
5- Coloque o milho verde no liquidificador com o sal e o leite. Bata até triturar totalmente.
6- Passe para uma panela grande, junte a margarin e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por 10 minutos ou até começar a ferver e formar bolhas. Retire do fogo e espalhe sobre o refogado de frango no refratário e alise com as costas de uma colher.
7- Leve ao forno por 40 minutos ou até começar a dourar a superfície. Sirva em seguida.
VARIAÇÃO
Você pode substituir metade do peito de frango por meio quilo de carne moída ou picada bem fininha. Refogue o frango e a carne ao mesmo tempo.
Para obter 900 g de milho verde, você pode comprar 8 espigas de milho grandes e cortar os grãos rentes ao sabugo. Afervente os grãos por 5 minutos e utilize. Outra opção é utilizar 3 pacotes de milho verde (300 g) congelado ou milho em conserva enlatado.
DICAS
O pastel choclo é um dos pratos típicos da culinária chilena. Assim como em outros países da América do Sul, o milho é um dos principais ingredientes e seu uso é comum em todas as regiões do país. A culinária do Chile é muito rica e variada, pois o país, por estar entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, faz uso tanto dos ingredientes da terra, como dos ingredientes do mar.
O cominho, que faz parte da maioria dos pratos salgados chilenos, é um condimento aromático, de sabor acre, que deve ser utilizado com cuidado e em pequenas quantidades. Entra no preparo de aves, carnes de porco, pães, marinadas, vinha d’alhos, além de aromatizar queijos e vários tipos de embutidos.
Rendimento: 10 porções
Receita: Becel

Nenhum comentário: